TOP 5: Lugares Brasileiros que vale a pena conhecer!

9.2.15


Oii, tudo bom?
A uns dias atrás eu fiz um post aqui no blog falando sobre os 5 lugares do mundo que sonho em conhecer, e uma pessoa muito especial me disse que tava faltando um pouco de “brasilidade” no meu blog, que o conteúdo tava bem internacional, e que me desafiou praticamente a fazer um post falando sobre lugares que conheceria aqui no Brasil.

Eu não faço o tipo “gato da praia”, não sou fã nem um pouco de acampamentos e trilhas, e não sou daqueles que ama fazendas e aprecia a vida no campo. E por ser conhecido por suas praias maravilhosas e esse tipo de paisagem tropical, eu nunca me interessei (admito) por viajar pelo país. Mas acreditem, eu estou surpreso com a quantidade de coisas maravilhosas que ainda preciso conhecer nesse meu país.

Então aqui estou escrevendo sobre esse país imenso, e muito rico em cultura. Agora não sei como fazer, por que vou ter que juntar mais uma grana pra conhecer essa lista de lugares que vou indicar pra vocês que amam viajar e que aprecia ainda mais a cultura brasileira, se joga.

Um país cheio de história e com muitas marcas dessas histórias estão presentes hoje em lugares que se tornaram pontos turísticos do país, eu me neguei  a escrever sobre as praias e as festas carnavalescas, e também sobre os “icônicos” ídolos do futebol.

1.Pelourinho – Salvador/Bahia







O nosso primeiro ponto é o Pelourinho, bairro famoso da capital do estado da Bahia. Tem lugar mais baiano do que esse? Com suas duas ruas estreitas e pavimentadas com paralelepípedos, o lugar é cheio de história, a sua arquitetura barroca portuguesa chama a atenção,  a população local sempre de bom humor e com sorriso aberto e seus diversos bibelôs e chaveirinhos cativam o turista, além das atrações musicais e a expressão artística que é fortemente presente no local. Não tem como ir a Salvador e não descer no "Pelô".


2. Ouro Preto – Minas Gerais







Vamos dar um pulinho em terras mineiras agora, mas não vamos por conta do pão de queijo e nem pela beleza da população. Vamos lá estudar/curtir mais um pouco, que tal conhecer  a cidade que já foi uma das maiores  produtora/exportadora de ouro e pedras preciosas  do país? Chique não? Se bem que o povo local que eram indígenas sofreu muito com essa exploração toda, sendo escravizados e tudo mais, só que mesmo depois de tantas coisas ruins terem acontecido (rolou um período de fome no município nos anos de 1700 a 1703) o lugar hoje é um paraíso de arte, arquitetura e história é claro. A arquitetura local tem uma beleza de encher os olhos, construções coloniais que enfeitam e embelezam Ouro Preto – MG. A cidade é um patrimônio histórico e cultural da humanidade, fala sério não tem como deixar de conhecer o local.


3. Jardim Botânico – Curitiba/Paraná







Vamos um pouco ao sul do país agora, vamos viajar até a construção botânica mais conhecida do país, você com certeza já deve ter visto imagem da famosa estufa do Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter. O lugar mantem exemplares vegetais de Brasil e de diversas partes do mundo, então quem sonha em fazer uma viagem internacional já pode dar uma passadinha no local pra sentir o gostinho.

O projeto do jardim é do arquiteto Abrão Assad, ele também fez o projeto do Museu Botânico que fica no Jardim Botânico, o museu tem como atrações o auditório, o centro de pesquisas, o espaço para bibliotecas especializada além das salas de exposições temporárias e permanentes. Uma verdadeira bomba de beleza e cultura, vale muito a pena conhecer, e Curitiba está na minha lista de lugares pra conhecer, com certeza, quem sabe eu não posto aqui um dia falando sobre a viagem.


4. Bonito – Mato Grosso do Sul







Eu não gosto muito de lugares onde não consiga me conectar a internet ou ao menos fazer uma ligação, se for um lugar onde podem ter chances de serem encontrados bichos peçonhentos então, esquece. Mas Bonito/MS é um lugar tão maravilhoso que me faria abrir mão dessas minhas necessidades. Com seus rios de água cristalina, suas grutas de águas aquecidas e todo aquele contato direto com a natureza puramente dita é algo libertador não? Eu sei, já disse que não gosto de florestas e falta de internet, mas o lugar é tão maravilhosamente arquitetado pela natureza que dá vontade de ir pra lá agora, com essa roupa. 

Bonito é um município do centro-oeste brasileiro, situado no Mato Grosso do Sul, é de uma beleza indescritível, suas atrações principais envolvem a natureza, o contato com a terra, suas paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Não preciso falar muito não, dá uma olhada nessas imagens e me diz já comprou sua passagem ou não? Aproveita e compra a minha também hein, quero muito conhecer o lugar. #risos


5. Museu de Arte de São Paulo – São Paulo/SP







Eu deixei um dos meus lugares favoritos pro final, sou um apaixonado pela vida urbana, carros, buzinas, semáforos, pessoas apressadas e toda essa coisa de cidade grande sabe? Pois bem, por isso deixei um dos meus lugares favoritos de São Paulo que vale muito a pena conhecer. A cidade em si já é uma atração 24 horas, então eu tinha que escolher apenas um lugar, e pra não perder esse pique de estudante e interessado em cultura eu decidi falar do “MASP” (Museu de Arte de São Paulo).
O museu é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, o museu fica localizado na famosa Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua sede. Famoso pelo vão-livre de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz , o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista. O engenheiro responsável foi Isac Grobman. 
O prédio com toda certeza é uma das marcas registradas da cidade de São Paulo, e sua imagem é inconfundível. Tendo um acervo rico em cultura Latina, com certeza é um local pra se conhecer, apreciar e se carregar de informação. O acervo tem obras brasileiras, francesas, inglesas, africanas, asiáticas, entre outros. Com inúmeras exposições ao longo do ano o museu se mantém de pé aos tropeços já que que é um patrimônio particular e sem fins lucrativos.

O museu funciona de terça a domingo, das 11h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)  e quinta-feira das 11h às 20h (bilheteria até 19h30). Os ingressos custam público em geral R$15,00 (valor inteiro), para estudantes, professores e aposentados com comprovantes R$7,00 (meia-entrada), menores de 10 anos de idade e maiores de 60 anos não pagam, nas terças-feiras a entrada gratuita para o público em geral. O museu não abre nas segundas-feiras. Vamos combinar de conhecer esse lugar? Certeza de que um programa e tanto hein!


Bom, e esses foram os meus 5 lugares pra conhecer no Brasil, curtiu? Deixe seu comentário, e não esquece de indicar lugares nacionais que conhece ou sonha em conhecer, quem sabe não me ajuda a aumentar ainda mais a minha lista.

Valeu, abraço!

Talvez goste disso

0 Comentários

Google+